sábado, 16 de fevereiro de 2013

O que eu Acho Sobre o "Aquecimento Muscular"

Ola, estou aqui para relatar um pouco o que eu entendo sobre o Aquecimento Muscular.
O "Aquecimento" é uma técnica normalmente praticada antes da pratica de atividades desportivas de exercícios físicos. Consiste em aumentar gradativamente a intensidade da atividade física e também a temperatura corporal. Por ser de fundamental importância o aquecimento completo antes de iniciar o exercício  o aquecimento não só ira diminuir os riscos de causar algum dano aos músculos, ligamentos e tendões como também tornará mais fácil e eficaz do alongamento para a flexibilidade. a resistência muscular e também para o relaxamento!!!
Durante o aquecimento o sangue flui com maior intensidade e rapidez em todos os tecidos, a temperatura interior da musculatura aumenta, o corpo torna-se mais maleável e as juntas flexíveis e os músculos e ligamentos ficam cada vez com mais elasticidade.  O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou na atividade de lazer. Ele visa obter o estado ideal entre o psíquico e o físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.
 TIPOS
      O aquecimento divide-se em passivo, ativo, mental e instintivo.
·                    Aquecimento Passivo – é uma atividade na qual o atleta praticamente não realiza movimento algum. Exemplo: sauna, duchas quentes, massagens, fornos etc (WEINECK, 1991; BATISTA, 2003; CHIESA, 2003). Deve ser utilizado como complemento do ativo (WEINECK, 1991).
·                    Aquecimento Ativo – divide-se em geral e específico (WEINECK, 1991; McARDLE; KATCH; KATCH, 1992; BATISTA, 2003; CHIESA, 2003).
*        Geral - desenvolver as funções mais importantes do organismo mediante a estimulação dos principais grupos musculares, aumentando a temperatura corporal e temperatura muscular. Os exercícios gerais devem preceder os específicos.
*        Específico ou Especial - é a continuação do geral, mas capacitando os grupos musculares que irão atuar no treinamento ou jogo de forma específica.
·              Aquecimento Mental – imitação dos gestos que serão utilizados no treino ou jogo. Esta reprodução ativa involuntariamente o sistema nervoso e o coloca em prontidão para realização da atividade (WEINECK, 1991; CHIESA, 2003). Segundo ROLOFF, citado por WEINECK (1991) o aquecimento mental só pode ser utilizado em sequências muito fáceis ou totalmente automatizado.
·              Aquecimento Instintivo – acionado por estímulos dos centros nervosos cerebrais que produzem aumentos da frequência cardíaca e respiratória, provocando aumento metabólico e elevando a temperatura corporal (CHIESA, 2003).
As melhores maneiras de aquecimento são as aeróbicas já que não são envolvidos muitos músculos frios do torso, tais como situado nas costas, a Corrida, o Salto de Cordas, a Dança Aeróbica são considerados ótimos exercícios de aquecimento.  O tempo mínimo de aquecimento para uma pessoa bem treinada e de 6 minutos, para um iniciante o tempo será maior. Lembrando que de principio deve-se começa o aquecimento bem devagar e procurar "alongar e aquecer" os tendões.
Os principais objetivos fisiológicos do aquecimento são: obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e a preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho, devemos elevar a temperatura corporal, para atingir a temperatura ideal, as reações fisiológicas importantes para o desempenho motor ocorrem nas proporções adequadas para aquela determinada atividade.

Alguns Fatores que influenciam no Aquecimento Desportivo:
Uma série de fatores pode alterar a forma, a duração e a intensidade do aquecimento. Estes fatores são divididos em: endógenos e exógenos (WEINECK, 1991; POMBO; MORAIS, 1997a; BATISTA, 2003).
Endógenos:
·        Idade – quanto mais idade tiver uma pessoa, maior será a preocupação com o aquecimento. Deverá ser mais longo e gradual.
·        Condição de Treinamento – um aquecimento muito intenso poderá cansar um atleta com pouco condicionamento físico.
·        Estado Psicológico – o estado psicológico do atleta no momento da atividade poderá influenciar positiva ou negativamente no resultado do aquecimento.
Exógenos:
·        Hora do dia – com o sono há um desligamento ou amortecimento de diversas funções corporais. Com o passar das horas aumenta a circulação e a temperatura corporal. Portanto, o aquecimento realizado durante a manhã deve ser mais lento e gradual.
Melhor horário seria entre 5 e 6 horas da tarde, ocorre um rápido aquecimento.
·        Modalidade Esportiva – observar as características de cada modalidade para executar exercícios específicos.
·        Temperatura Ambiente – quanto maior for a temperatura ambiente, menor deverá ser o tempo de aquecimento. Em ambientes chuvosos e frios, a duração do aquecimento deverá ser mais prolongada.
EFEITOS/BENEFÍCIOS
      O aquecimento bem realizado pode ocasionar uma série de benefícios:
·        Aumento da espessura cartilaginosa reduzindo o impacto sobre as superfícies articulares (BATISTA, 2003; CHIESA, 2003).
·        Maior velocidade na contração e relaxamento muscular (WEINECK, 1991; McARDLE; KATCH; KATCH, 1992; SCHMID; ALEJO, 2002; BATISTA, 2003; CHIESA, 2003).
·        Menor elevação na pressão arterial e menor elevação brusca da frequência cardíaca (CHIESA, 2003).
·        Melhoria da coordenação motora facilitando a realização de movimentos explosivos e de habilidade exigidos durante uma partida de futebol (POMBO; MORAIS, 1997a; SCHMID; ALEJO, 2002; BATISTA, 2003).
·        Melhoria da oxigenação muscular pela facilitação da liberação de oxigênio pela hemoglobina ocasionada pelo aumento da temperatura corporal (McARDLE; KATCH; KATCH, 1992; SCHMID; ALEJO, 2002; BATISTA, 2003; CHIESA, 2003).
·        Aumento da motivação (POMBO; MORAIS, 1997a; CHIESA, 2003).
·        Menor incidência de lesões (WEINECK, 1991; BOSCO, 1994; POMBO; MORAIS, 1997a; SCHMID; ALEJO, 2002; CHIESA, 2003).
·        Maior deficiência mecânica em virtude da menor resistência viscosa dentro dos músculos (McARDLE; KATCH; KATCH, 1992).
·        Facilitação da transmissão nervosa e do metabolismo muscular nas temperaturas mais altas; um aquecimento específico também pode facilitar o recrutamento das unidades motoras necessárias numa atividade máxima subsequente (McARDLE; KATCH; KATCH, 1992; BATISTA, 2003).
·        Maior fluxo sanguíneo por meio dos tecidos ativos à medida que ocorre vaso dilatação com temperaturas mais altas (McARDLE; KATCH; KATCH, 1992; BATISTA, 2003).
·        Estimula gradualmente processos psicofísicos até alcançar níveis muito altos de ativação neuromuscular e neuro psíquica (BOSCO, 1994).





Espero ter contribuído com o que eu aprendi pois devemos passar nossos conhecimentos!!!





REFERENCIAS:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_desportivo

Nenhum comentário: