Está provado que a atividade aeróbia pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, distúrbios produzidos pelo estresse, além de contribuir no processo de emagrecimento. O treinamento aeróbio é essencial em qualquer programa de boa forma. Definição: O exercício aeróbico é aquele que refere-se ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar e pedalar , são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos. Os exercícios aeróbicos típicos são contínuos e prolongados, realizados com movimentos não muito rápidos. Esta categoria de exercício, é a que traz mais benefícios ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando qualidade e expectativa de vida, pois somente os exercícios aeróbicos de longa duração queimam as reservas de gordura do corpo humano(http://pt.wikipedia.org/wiki/Exerc%C3%ADcio_aer%C3%B3bico).
Por definição o treinamento e/ou exercício aeróbio é definido como: O exercício no qual o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. São exercícios de longa duração, contínuos de baixa e/ou moderada intensidade e prolongados. Que estimulam e beneficiam principalmente os sistemas cardiorrespiratório, vascular e metabólico. Sendo exemplos bastante típicos deste tipo de exercício físico as corridas, o ciclismo e a natação (SANTAREM, 1998; GAVINI, s.d; ATITUDE CORPORAL ATIVIDADES FISICAS, s.d; VILA EQUILIBRIO, 2008;). Já o treinamento e/ou exercício anaeróbio é, por definição, um exercício de força, que exige a contração muscular contra uma resistência. Na maior parte das vezes, este tipo de treinamento e/ou exercício não está associado ao movimento e utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, sendo este tipo de treinamento e/ou exercício basicamente os de alta intensidade e de curta duração, no qual a fadiga muscular surge mais rapidamente e os exercícios são realizados de forma interrompida, para intercalar períodos de descanso com períodos de atividade, sendo um exemplo típico deste tipo de atividade física a musculação (SANTAREM, 1998; ATITUDE CORPORAL ATIVIDADES FISICAS, s.d). Seu corpo precisa de oxigênio para funcionar e ajudar a queimar energia. Ao respirar, você está desenvolvendo uma atividade aeróbia, pois leva oxigênio para o corpo. Quando você faz um treinamento aeróbio, nadando, correndo ou pedalando numa bicicleta ergométrica, por exemplo, você aumenta a freqüência cardíaca e o consumo de oxigênio pelo corpo, o que não beneficia apenas o coração e os pulmões e melhora a circulação, mas também aumenta a velocidade com que você queima energia, ajudando no processo de emagrecimento.
Para se exercitar de maneira segura e eficiente, é preciso respeitar o seu nível de condicionamento. É aconselhável fazer uma avaliação física, antes de iniciar qualquer programa de atividades, para trabalhar corretamente. Também é muito importante avaliar o volume de treinamento que corresponde ao tempo de execução de cada sessão e a freqüência que ocorre dentro das semanas de treinamento. O volume e a freqüência dos exercícios aeróbios devem ser personalizados de acordo com o objetivo e peculiaridades do público alvo, visando tanto a melhoria e manutenção da saúde, quanto o aperfeiçoamento da forma atlética.
Vou dar algumas dicas de treinamentos aeróbio o Andar ou Correr e o Pedalar.
Andar ou Correr primeiro analise sua situação inicial você é sedentária? Então comece tentando andar o mais rápido que conseguir para suportar por 15 ou 20 minutos, vá aumentando o tempo e a intensidade com o passar das semanas de treino. Se andar não te deixar nem cansada no final, comece a correr, devagar, o quando conseguir para aguentar pelo menos os 15 minutos. Vá aumentando a velocidade e o tempo também. Faça muito alongamento antes e depois da caminhada ou da corrida.
Pedalar primeiramente analise sua situação inicial você é sedentária? Então comece pedalando o mais rápido que conseguir para suportar por 15 ou 20 minutos, vá aumentando o tempo e a intensidade com o passar das semanas de treino. Faça isso por dois meses, depois vá para o treino intervalado. Em qualquer um dos treinos, se sua respiração não se altera durante o exercício, está muito fraco, aumente a intensidade, se ela se altera a ponto de você não conseguir nem falar coisas simples, então a intensidade está muito alta, o ideal é diminuir um pouquinho.
Existem outros exercicos, outras atividades físicas que podemos trabalhar o aeróbio como nadar, hidroginastica,
Obeservações: No começo é mais fácil respirar pela boca, mais com o tempo tente respirar pelo nariz inspirando o ar(pelo nariz) e soltando pela buca(expirando). Esteja sempre com água para ingirir. Procure associar diversos movimentos na caminhada(andando ou correndo), exemplos: elevando os joelhos fazendo um angulo de 90°(entre a perna e coxa), dando passadas longas, dando passadas curtas, elevando e abaixando os braços na horizontal ou na vertical.
Aqui esta alguns Benefícios para a saúde que o exercício aeróbio pode te proporcionar
- Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração.
- Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência.
- Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos
- Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco.
- Mantem os músculos ativos
- Tonificação da musculatura.
- Diminuição da pressão arterial.
- Elevação do número de células vermelhas do sangue.
- Melhoria da circulação sanguínea.
Procure um profissional que possa montar um programa de atividade física para você e que possa acompanhar seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário