domingo, 25 de dezembro de 2011

Iniciação a natação Adaptação as aulas de Natação e a Ludicidade


Prioriza a melhoria dos fundamentos basicos da natação(RESPIRAÇÃO, FLUTUAÇÃO E DESLOCAMENTO).
Este nivel e destinado a praticantes que não sabem nadar e que não se sente à vontade dentro de água.  sera o primeiro contanto com o meio liquido na qual o praticante ápos se famializar com noções basicas(equilibrio, imensao, propulsão e respiraçao) comerçara o processo de aprendizagem das tecnicas alternadas.
É muito importante que o professor de Natação para crianças ou iniciantes adote uma metodologia de ensino que respeite as limitações e os medos dos alunos. Vale tambem lembrar que além dos movimentos característicos do esporte já serem uma novidade, há ainda o fator agravante de ser a Natação um esporte realizado no meio aquoso, onde as leis físicas são totalmente diferentes do que estamos acostumados no nosso dia-a-dia fora d’água.
Trabalhando a natação com crianças, podemos enfatizar bastante o lúdico como forma de tornar o esporte uma brincadeira natural para elas, que na verdade é um trabalho sério para os professores, com objetivos traçados por eles, usando como ferramenta o lúdico para atingir suas metas. Dessa forma as crianças entram na fantasia e fazem do aprender brincando, o bricar e aprender .
A atividade lúdica caracteriza-se por ser espontânea, funcional e satisfatória, ou seja, é uma forma de se trabalhar as funções vitais do ser humano, dando-lhe prazer em realizar tarefas e possibilitando a quem a vivência, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e realidade, de ressignificação e percepção, momentos de auto conhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momentos de vida e o que é melhor, tudo vivenciado de forma espontânea e prazerosa, Claro que, guiado por um bom professor, que tenha como características, sensibilidade, atitude, percepção e amor pelo que faz. 

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